
A 14 de maio de 2013, foi decidido, em reunião de direção da Plataforma Saúde em Diálogo, escolher a Alzheimer Portugal para assumir o cargo de presidente da direção.
A Alzheimer Portugal é membro fundador da Plataforma que é ?uma associação sem fins lucrativos, constituída por associações de doentes, de promotores e profissionais de saúde e de consumidores. A Plataforma tem por objetivo afirmar-se como parceiro participante na definição das políticas de saúde através da intervenção junto dos órgãos de decisão.
Pretende desenvolver um contacto estreito e permanente entre profissionais de saúde, promotores de saúde, doentes e consumidores, para reforçar a sua capacidade de afirmação de acordo com os seus objetivos estatutários e que são: representar os interesses coletivos dos doentes ou de grupos de doentes e dos demais utentes de saúde; representar os interesses dos utentes de saúde portadores de patologias consideradas raras; defender os interesses dos consumidores; participar na elaboração da legislação relativa ao seu âmbito de atividade, nomeadamente de saúde, segurança social e educação; emitir pareceres por sua iniciativa ou a pedido do Governo e fazer-se representar em órgãos, entidades e grupos de trabalho, sempre que solicitados pelas respetivas instâncias políticas, promover a investigação, organizar seminários e outras reuniões, realizar atividades de formação, criar ou gerir estruturas de interesse comum a vários associados.? 1
A Alzheimer Portugal aceita, com muito orgulho, o desafio de assumir este cargo pois reconhece, e sempre acreditou, no papel potenciador da Plataforma no trabalho desenvolvido pelas várias associações que a integram.
Nunca é demais salientar que a Plataforma, na altura ainda a funcionar informalmente, desempenhou um papel fundamental para a atribuição do espaço onde hoje funciona o Centro de Dia Professor Carlos Garcia em Lisboa.
1 https://www.plataforma.org.pt/web/guest/apresentacao