Há 10 anos, a Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal uniram-se para lançar o Café Memória em Portugal, projeto pioneiro no país criado com o propósito de juntar à conversa, em contexto informal, Pessoas com Demência, cuidadores, familiares e amigos, para atenuar o isolamento e exclusão social.

Desde então o projeto transformou-se numa rede informal de apoio de âmbito nacional tendo realizado mais de 1.100 sessões, com a participação de cerca de 5.000 pessoas e com o apoio de perto de 100 entidades parceiras a nível local e nacional.

A Rede Cafés Memória conta atualmente com 22 Cafés em funcionamento, com mais uma abertura em abril deste ano na Marinha  Grande.

As sessões do Café Memória têm tido uma regularidade mensal desde o arranque da iniciativa, mesmo durante a pandemia através de sessões virtuais. São dinamizadas por uma equipa de, pelo menos, dois profissionais de saúde ou ação social com formação específica na área das demências, e de um grupo de voluntários. Pretende-se que sejam um espaço de partilha de experiências, de informação e de suporte mútuo e que se realizem à volta de uma mesa de café e em espaços da comunidade, fora do ambiente institucional ou hospitalar.

No dia 1 abril, às 9h00, vai realizar-se na Portugália do Centro Colombo, uma sessão especial do Café Memória, para assinalar os 10 anos do projeto, que terá como tema: “A Demência e a Família,” com o Prof. Manuel Goncalves Pereira, Médico Psiquiatra e Professor da NOVA Medical School.

 

Saiba mais sobre a Rede Cafés Memória aqui