
A Coleção do Centro de Arte Moderna reúne atualmente 11 700 obras de arte de diferentes tipologias, entre pinturas, esculturas, instalações, desenhos, gravuras, fotografias, filmes e vídeos.
Os serviços de mediação do CAM desenvolvem uma programação continuada e diversificada destinada ao público sénior e as visitas para pessoas com demência e cuidadores são uma das ofertas que se inserem nesta linha de trabalho.
Depois de uma primeira iniciativa, entre 2011-13, realizada em conjunto entre a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e a Associação Alzheimer Portugal, com a colaboração do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, a programação para pessoas com demências e cuidadores foi retomada em 2019.
Desde essa altura, definiram-se como prioridades de atuação:
1) Formação da equipa de mediadores – Em 2021 a Fundação Calouste Gulbenkian implementou a primeira formação certificada em Portugal, Mediar Públicos com Demência, em colaboração com a Associação Alzheimer Portugal;
2) Desenvolvimento de estratégias de mediação – esta pesquisa tem sido feita com base num processo consultivo de investigação-ação, através da realização de visitas piloto e da avaliação feita por grupos de foco.
Entre Vizinhos
O trabalho de continuidade com a população idosa acontece no âmbito do projeto Entre Vizinhos, assente numa rede de instituições parceiras locais, que permite contribuir para o envelhecimento ativo e combater o isolamento sénior.
O projeto oferece um programa cultural renovado anualmente e, através do contacto com a arte, promove a aprendizagem ao longo da vida.
Este trabalho tem sido objeto de reflexão nomeadamente através do artigo Museus e Público Sénior: Lugares de Convívio e Bem-Estar, publicado na revista patrimonio.pt.
04.02.2025