Na passada semana, os utentes do Centro de Dia do Marquês da Alzheimer Portugal – Delegação Centro reviveram uma antiga tradição agrícola, a escamisada de milho, esta atividade evoca a essência da vida rural.

A escamisada de milho é uma prática ancestral que remonta a tempos antigos, que marca o início da colheita do milho na região.

Com sorrisos nos rostos, os utentes reuniram-se no exterior do Centro Dia, onde as espigas de milho maduras aguardavam, usando técnicas de trabalho antigos, desenvolveram a tividade com uma destreza incrível ao debulhar e separar o milho das espigas., em consonância com os ritmos antigos da música tradicional que animaram o ambiente.

“É a celebração da nossa herança estamos a reviver as memórias da nossa juventude, quando o trabalho no campo era a nossa vida”, disse Beatriz, uma das utentes.

Esta atividade serviu como um momento de confraternização e interação social onde o grupo partilhou histórias, risos e conversa animada.

Esta tradição não apenas mantém viva a cultura local, mas também destaca a importância  do trabalho em equipa, independentemente  os utentes do Centro de Dia do Marquês demonstraram que a tradição é uma ligação poderosa entre o passado e o presente.

 

setembro 2023