
Um teste de cerca de 15 minutos, que pode ser preenchido em casa, ajuda a detectar de forma prematura os primeiros sinais de Alzheimer, de acordo com investigadores norte-americanos ouvidos pelo The Telegraph, avança o Notícias ao Minuto.
Detectar, em apenas 15 minutos, os primeiros sinais de demência. É esse o objectivo de um teste criado pela Ohio State University, que pode ser preenchido online ou à mão, e que testa a capacidade de linguagem, raciocínio e as habilidades de resolução de problemas e memória, escreve o The Telegraph.
Os resultados deste exame podem ser partilhados com os médicos, cujo intuito é fazer o rastreio desta demência, de forma atempada.
«Verificámos que estes auto-exames estão relacionados com os de testes de profundidade cognitiva», a única forma actual de diagnosticar o Alzheimer, disse, áquele jornal, o médico Douglas Scharre, que desenvolveu este teste juntamente com uma equipa de especialistas.
«Se conseguirmos detectar no início da doença, podemos começar os tratamentos também de forma atempada», acrescentou, referindo que o teste pode ser feito de «forma periódica», para serem analisadas as «alterações cognitivas».
«Estamos à procura de melhores tratamentos» que têm mais efeito quando iniciados cedo, acrescentou o perito.
A equipa de investigadores visitou 45 comunidades norte-americanas, a quem pediu para realizarem o exame. Das 1.047 pessoas, com mais de 50 anos, que o efectuaram, 28% tinham tendência para esta demência. A estas foi-lhes pedido para designarem a data (dia, mês e ano), identificarem uma imagem e para fazerem cálculos e raciocínios. Além disso, pediram-lhes ainda que fizessem um desenho para testar a consciência espacial.
Fonte: RCM Pharma