
No dia 8 de Julho, no Hotel Parc Belle Vue no Luxemburgo, realizou-se mais uma «Company Round Table», com a presença da direção e de vários técnicos da Alzheimer Europe, representantes de associações nacionais e da indústria farmacêutica e de outras empresas que apoiam as atividades da Alzheimer Europe.
Esta reunião destinou-se, precisamente, a dar a conhecer às entidades privadas que apoiam financeiramente esta organização europeia, o trabalho desenvolvido e projetos futuros.
A Annette Dumas, Public Affairs Officer da Alzheimer Europe, falou dos resultados das eleições para o Parlamento Europeu e do trabalho que vai continuar a desenvolver no sentido de reavivar a Aliança Alzheimer, com maior envolvimento dos deputados europeus, tanto a nível europeu como a nível dos Estados membros. Os almoços-debate no Parlamento Europeu vão continuar e a Alzheimer Europe vai prosseguir com o trabalho de influenciar a legislação e as políticas europeias.
As principais preocupações dos G8 vão no sentido de incentivar a investigação de forma integrada e colaborativa, de tentar ultrapassar os obstáculos que se têm verificado até agora, o que passa, nomeadamente, por um maior envolvimento de todos os actores interessados, sem esquecer as pessoas com demência, os seus cuidadores e as associações de Alzheimer.
Ana Diaz, recente membro da equipa técnica da Alzheimer Europe que exerce o cargo de Projects Officer, forneceu informação atualizada sobre o projeto «Clinical Trial Watch», que consiste na criação e desenvolvimento de uma base de dados com informação relevante sobre os ensaios clínicos em curso na Europa. O objetivo é aproximar as pessoas com demência e as suas famílias da investigação de alta qualidade que está a ser desenvolvida. Centrando-se nos ensaios clínicos sobre demência, em fase III, em curso ou a recrutar participantes, em algum ou alguns países europeus, este projeto visa adaptar a informação sobre ensaios clínicos às necessidades das pessoas com demência e suas famílias, criar uma lista de perguntas sobre ensaios clínicos que as pessoas podem colocar ao seu médico, publicar experiências de pessoas que tenham participado, sido excluídas ou decidido não participar.
Ana Diaz apresentou ainda informação sobre o que existe sobre «guidelines» para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento das demências na Europa.
Por fim, o Diretor Executivo da Alzheimer Europe, Jean Georges, apresentou as próximas iniciativas e planos para 2015, bem como as oportunidades de apoio por parte dos patrocinadores.