No Cineteatro de Rio Maior com lotação praticamente esgotada, teve lugar no passado dia 17 de novembro, a conferência anual da Alzheimer Portugal, este ano sob o tema: “Direitos das Pessoas com Demência.”

A tuna da Universidade Sénior de Rio Maior atuou antes do início dos trabalhos.

A sessão de abertura contou com as intervenções da Presidente da Direção Nacional Alzheimer Portugal,  Dra. Rosário Zincke dos Reis,  do Senhor Presidente da Câmara de Rio Maior, Eng.º Filipe Santana Dias e do Senhor Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Eng.º Rodrigo Ramos.

Ao longo de 4 painéis, o programa contou com o contributo de diversos oradores de elevado conhecimento teórico e prático.

O 1º painel debruçou-se sobre os “Palcos de Intervenção na Prestação de Cuidados nas Demências,” nas instituições sociais, nas instituições de saúde e na comunidade.

No 2º painel, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir falar de Demência na primeira pessoa através do testemunho do Senhor Humberto Rubio. Os cuidadores, a sua perspetiva e a existência de programas que os possam ajudar a melhor enfrentarem os desafios com que se deparam foram outras das temáticas abordadas ainda neste painel.

A Alzheimer Portugal trouxe ainda a esta conferência no 3º painel, a reflexão e o debate sobre os Direitos à Intimidade e à Sexualidade, os quais não desaparecem com a Demência.

A Carta dos Direitos das Pessoas com Demência, o combate à contenção física e ainda um balanço sobre a implementação do Regime do Maior Acompanhado, foram os tópicos que preencheram o último painel.

A conferência foi financiada pelo INR – Instituto Nacional de Reabilitação, Apoio a Projetos 2022 para realização em 2023 e contou com o apoio inestimável do Município de Rio Maior, entidades a quem a Alzheimer Portugal agradece toda a colaboração e cujo contributo foi preponderante para o sucesso alcançado nesta reunião científica.

novembro 2023