A entrega do IRS é uma obrigação fiscal, mas também pode ser uma forma de ajudar as instituições.

Desde 2001 que a Autoridade Tributária permite que os contribuintes utilizem o seu imposto para apoiar entidades de Solidariedade Social, como é o caso da Alzheimer Portugal, através da consignação do IRS e/ou da consignação do IVA.

De 1 de Abril a 30 de Junho de 2024 terá de adicionar o Número de Identificação Fiscal (NIF) da entidade a quem pretende fazer a consignação na entrega da sua declaração de IRS.

Como fazer:

IRS Automático: 

No IRS Automático, a consignação é efetuada no quadro que diz “Pré liquidação”. Indique que pretende consignar 0,5% do IRS e o NIF 502 069 635.

Modelo 3 (quadro 11):

Quando preencher a declaração de rendimentos modelo 3, no quadro 11 da folha de rosto, assinale a opção “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública” e insira o NIF da Alzheimer Portugal – 502 069 635 (Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer)

A opção de consignar o IRS não irá influenciar o seu reembolso.

O que acontece é que uma parte do imposto que iria para o Estado é entregue à Alzheimer Portugal, ajudando-nos na concretização da nossa missão de promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência, dos seus familiares e Cuidadores.

Esta é uma alternativa aos donativos em dinheiro ou bens, sem qualquer custo para si.

Poderá também decidir doar o benefício fiscal de 15% do IVA do E-Factura, no montante máximo de 250 euros. Neste caso, deverá selecionar o campo IVA e estará a reverter o seu benefício para a Associação.

Hoje mais de 200 000 Pessoas vivem com doença de Alzheimer ou outra forma de Demência em Portugal e ao consignar 0,5% do seu IRS à Associação Alzheimer Portugal (NIF: 502 069 635) está, sem qualquer custo para si, a ajudar-nos a prestar melhores cuidados e serviços às Pessoas com Demência e aos seus Cuidadores.

Ajude-nos Pela Memória Futura!

março 2024