Da Participação à Ação: Um Roteiro de Recomendações é o documento que, em jeito de revista, resulta fundamentalmente dos contributos dados por mais de 360 pessoas diretamente envolvidas entre Abril e Junho de 2016 e em diferentes momentos do processo participativo realizado, de que as Oficinas de Participação, CADA UM+5 e o Inquérito por Questionário onLine, que a todos nos uniu, são os momentos mais centrais.  
 
Desde o início deste processo que o GTU e a Associação dos Fazedores da Mudança, enquanto coordenadora deste grupo, têm sentido o peso da responsabilidade. Convidámos à participação, colocámo-nos numa posição de humildade e abertura para a escuta do outro, a partir do seu lugar. Sistematizámos e priorizámos, numa tentativa de estar à altura da riqueza de todo o processo. Fizemos a nossa parte. Cabe agora ao Ministério da Saúde fazer a sua, olhando para estas recomendações e a partir delas melhorar as suas práticas.

Educar para a Saúde e para uma Cidadania consciente, informada e corresponsável implica assumir a Saúde como um desígnio nacional. Ao fazê-lo, não será mais possível olhá-la de forma estanque ou apenas associada à Educação. Não é suficiente. Cada um de nós deve ser consciente e responsável pela sua saúde e pela forma como gere a doença. Contudo, cabe ao Estado (que somos todos nós) assegurar as condições para que todos vivamos em contextos sustentáveis e saudáveis.

Olhar para a Saúde a partir da forma como, por exemplo, nos alimentamos, como nos chegam os alimentos ao prato, como a sociedade e a economia funcionam, como as pessoas se relacionam e organizam os seus modos de vida, olhar por este prisma implica fazer mudanças, sob pena de continuarmos a adoecer individual e coletivamente, independentemente da quantidade e da qualidade de informação que tenhamos.

Para mais informações clique aqui