
Realizou-se nos dias 20 e 21 de Maio, na Fundação Cidade de Lisboa, o Seminário “Estruturação do Plano Nacional de Intervenção em Perturbações Demenciais”, sob a égide da Direcção Geral de Saúde, no qual a Alzheimer Portugal participou.
O Seminário foi dirigido pelo Dr. Álvaro de Carvalho, coordenador do Programa Nacional para a Saúde Mental, com a participação e coordenação científica do Prof. Joel Ménard, Presidente da Comissão de Redação do Plano Alzheimer Francês 2008-2012 e da Fundação para a Doença de Alzheimer e outras demências.
O principal objetivo deste seminário foi, dando cumprimento às Recomendações expressas na Resoluções da Assembleia da República nº 133/2010 e 134/2010 de 3 de Dezembro, em particular a que se refere à elaboração do Programa Nacional para as Demências, trazer para a discussão numa audiência multidisciplinar aspetos fulcrais para uma intervenção orientada e apoio adequado aos doentes e seus familiares.
Foram apresentados aos participantes para discussão vários temas relacionados com o diagnóstico e anúncio da doença, os cuidados primários e integrados e o papel das instituições e da família na prestação desses cuidados, a adaptação dos equipamentos e estruturas existentes à especificidade dos doentes com Demência e aos diferentes estadios da doença, a investigação clínica e epidemiológica.
Foi dado especial ênfase à importância do diagnóstico precoce, à formação dos técnicos de saúde e dos cuidadores, à necessidade de uma abordagem por equipas pluridisciplinares, assim como à educação clínica nas várias especialidades ao nível universitário, integrando nos curricula formação na área das demências.
O resultado do trabalho dos grupos foi apresentado publicamente pelos relatores à imprensa e na presença da deputada do CDS-PP, Dra. Teresa Caeiro.
Posteriormente será redigido um documento a apresentar ao Senhor Ministro da Saúde, como um contributo para a elaboração do Plano Nacional para as Demências.