
A Alzheimer Portugal é certificada como Entidade Formadora pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), desde 2006. Assim, a Alzheimer Portugal, nos seus cursos e Workshops, emite Certificados de Formação Profissional, podendo a sua formação estar integrada nas horas de formação obrigatórias, ao abrigo do disposto nos artigos 130º e 131º do Código do Trabalho, no que se refere às obrigações das entidades empregadoras no âmbito da formação contínua dos seus trabalhadores.
Um dos objetivos primordiais da Alzheimer Portugal consiste em promover a preparação de todos os que prestam cuidados às Pessoas com Demência. Pretende-se, assim, contribuir para que os Cuidadores obtenham o máximo de eficácia no desempenho das suas funções, minimizando o desgaste físico e psicológico, proporcionando bem-estar às Pessoas com Demência.
Neste sentido, a Alzheimer Portugal tem vindo a realizar cursos de formação para cuidadores profissionais e cuidadores informais.
Sendo a formação um instrumento importante no apoio aos Cuidadores de Pessoas com Doença de Alzheimer, e atendendo às muitas solicitações que são feitas e ao conjunto de profissionais habilitados que têm apoiado o desenvolvimento destas ações, a Alzheimer Portugal criou, em 2002, um Departamento de Formação, sendo Acreditada como Entidade Formadora pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), desde 2006.
Cursos:
Os cursos organizados pela Alzheimer Portugal são destinados a:
- Cuidadores Informais, ou seja, familiares de pessoas com Demência;
- Cuidadores Formais, ou seja, profissionais, sendo que, neste caso, têm dois níveis, nível 1 e nível 5, consoante os seus destinatários sejam, ou não, técnicos superiores
São constituídos por duas vertentes: uma teórica (na qual se explica o que é a doença e os seus efeitos e se focam aspetos como: problemas do dia-a-dia com que se defrontam os cuidadores, apoios sociais, questões jurídicas decorrentes da situação de incapacidade dos doentes) e outra, de ordem mais prática, prestada por psicólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros e que incide, principalmente, nos seguintes temas: aspetos psicológicos envolvidos, atividades do dia-a-dia, mobilidade, higiene, alimentação e comunicação, entre outros.
Workshops:
A Alzheimer Portugal promove workshops para diversos públicos-alvo:
- Público em geral;
- Cuidadores Informais, ou seja, familiares de pessoas com Demência;
- Cuidadores Formais Nível 1, ou seja, Auxiliares de Ação Direta;
- Cuidadores Formais Nível 5, ou seja, Técnicos Superiores
Consulte aqui a calendarização das atividades formativas.
.
Formação Externa:
Com vista à descentralização da formação, deu-se início, em 2007, à realização de Workshops externos, destinados a Auxiliares de Ação Direta e a Técnicos/Dirigentes, em diferentes pontos do país. Estas formações decorrem nas instalações das instituições solicitantes.
A duração dos Workshops varia entre 3 a 9 horas, sendo a entidade solicitante responsável pelo pagamento da deslocação e de cada hora de Formação. Os Workshops são, normalmente, realizados por dois Técnicos da Alzheimer Portugal, de diferentes áreas de formação.
Nos Workshops os principais métodos pedagógicos utilizados são o método expositivo e o método demonstrativo, sendo que os estudos de caso analisados nestas formações, dizem respeito às questões colocadas pelos formandos sobre as práticas das instituições onde desempenham funções. Este facto permite aos formandos uma maior facilidade em percecionar a possibilidade de aplicação dos novos conhecimentos no seu contexto real de trabalho.
Esta modalidade de formação permite adequar os temas abordados e os métodos pedagógicos utilizados aos destinatários, tendo em conta o contexto cultural do local de realização da formação.
É através dos workshops que se torna possível à Alzheimer Portugal dar formação a profissionais, que de outra forma dificilmente teriam acesso a novos conhecimentos na área das Demências.
Mais informações sobre a Formação Externa aqui.
Outras ações de Divulgação e Informação
Para além de Cursos e Workshops têm-se realizado ações de divulgação e informação em várias zonas do país, geralmente por solicitação de Instituições Particulares de Solidariedade Social, Centros Regionais de Segurança Social, Serviços Sociais de Câmaras Municipais, Lares e Centros de Dia.
Para mais informações pode contactar o Departamento de Formação da Alzheimer Portugal:
E-mail: formacao@alzheimerportugal.org
Telefone: 213610460