
O World Dementia Council, liderado pelo Enviado Dr Dennis Gillings, nomeado em Fevereiro de 2014 pelo Primeiro Ministro Britânico, foi criado na sequência da Cimeira dos G8 sobre Demência, realizada em Dezembro de 2013. O seu principal objetivo é trabalhar com peritos internacionais para estimular a inovação e coordenar os esforços internacionais para atrair novas fontes de financiamento, explorando a possibilidade de desenvolver um fundo filantrópico privado. Pretende ainda trabalhar com governos e outros parceiros para assumir um papel de liderança global perante as barreiras económicas, normativas e sociais à inovação nas áreas da prevenção, do tratamento e dos cuidados na demência.
Em Dezembro de 2012, aos 53 anos, Hilary foi diagnosticada com doença de Alzheimer de instalação precoce. É voluntária da Alzheimer’s Society, em Inglaterra, participando no programa de envolvimento das pessoas com demência na investigação, desenvolvido por esta associação.
Tenciona continuar a trabalhar enquanto puder demonstrando assim que as pessoas com demência podem dar um valioso contributo para a organização.
Em casa, gosta de fazer tudo o que se relaciona com arqueologia. Ela e o marido adoram o mar e passear o seu cão Tilly.
O reconhecimento efetivo da importância de envolver as pessoas com demência em projetos que são destinados a melhorar a sua qualidade de vida nomeadamente através da investigação sobre a Doença de Alzheimer e outras formas de Demência, é um grande objetivo que o movimento Europeu sobre as Demências pretende alcançar.
A nomeação de Hilary Doxford para este novo e importante cargo enche-nos de orgulho e reforça a necessidade de se apostar forte na sensibilização para os primeiros sinais da demência e para o diagnóstico atempado, ou seja, a tempo de, não obstante o diagnóstico, as pessoas conseguirem ter um papel ativo na sua própria vida e na sociedade.
https://dementiachallenge.dh.gov.uk/2015/01/29/world-dementia-council-hilary-doxford/