Promoção da Inclusão das Pessoas com Demência
O projeto “Promoção da Inclusão das Pessoas com Demência”, de âmbito nacional, promove o acesso de pessoas com Demência a atividades de promoção e integração sócio cultural. Serão organizadas intervenções ao nível da intervenção não farmacológica. Este tratamento engloba um conjunto de intervenções que visam maximizar o funcionamento cognitivo da pessoa, bem como ajudá-la no processo de adaptação à doença, promovendo a ocupação e o envolvimento social e cultural e aumentando o bem-estar e a sua qualidade de vida e o consequente alívio dos cuidadores. São desenvolvidas atividades de âmbito terapêutico, profundamente orientadas por um sentido integrador na comunidade, como as atividades lúdico recreativas, desportivas, culturais, de integração social que serão organizadas de acordo com as capacidades, aptidões e interesses de cada utente, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e qualidade de vida. Serão também realizadas sessões de grupos de suporte/apoio psicológico com vista ao acompanhamento dos cuidadores.

Os principais objetivos são: Através das atividades realizadas, promover a integração social/cultural das pessoas com demência, com vista à manutenção das capacidades cognitivas que ainda detenham, melhorando o humor, reduzindo a agitação, mantendo a ocupação e o seu papel social, de forma a combater o isolamento e melhorar a qualidade de vida destas pessoas e dos seus cuidadores; Garantir o apoio psicológico dos cuidadores e a sua capacitação através da sua integração nas atividades a realizar com as pessoas com Demência.

Informar +
O Projeto Informar +, consiste na disponibilização de um serviço de atendimento telefónico nacional, que visa dar resposta à necessidade de esclarecimentos não só de pessoas com Demência, cuidadores formais e informais, mas também da sociedade em geral. Trata-se de um serviço inovador e de âmbito nacional que procura dar uma resposta com caráter imediato aos pedidos de informação de todos os que contatem esta linha de atendimento telefónico, incluindo as próprias pessoas com Demência. Pretende-se inovar neste projeto, através do seu alargamento a atendimentos e consultas presenciais de apoio psicológico na crise. O projeto consiste na existência de uma linha telefónica para onde os interessados podem ligar para obter os mais variados tipos de informações na área das Demências, e na disponibilização de atendimentos e consultas de apoio psicológico. Esta linha será assegurada por uma psicóloga, que reencaminhará os interessados para as delegações e núcleos sempre que necessário.

O seu objetivo principal é o de prestar informações e esclarecimentos imediatos sobre questões gerais relacionadas com a demência e sobre como lidar com as pessoas com demência. Os seus objetivos específicos são aumentar os níveis de informação de todos os que procuram a linha de apoio informativo, efetuar atendimentos e consultas de apoio psicológico em situação de crise e encaminhamento das situações para o GAPS sempre que o pedido se prenda com a resposta dada por este gabinete.

A linha telefónica (213 610 465) funciona todos os dias úteis, das 10h00 às 13h e das 14h00 às 17h.

Memo e Kelembra nas Escolas
O projeto «Memo e Kelembra nas Escolas» tem como principal objetivo aumentar o nível de literacia na área das demências, junto das crianças do Pré-Escolar, 1.º, 2º e 3º ciclo. Sendo que o principal fator de risco das demências é o envelhecimento e que a sua prevalência aumenta consideravelmente com a idade, entre as pessoas com demência contam-se muitos avós a precisar de netos que os compreendam e que os ajudem a promover a sua autonomia e o seu bem-estar. Para o Pré-Escolar e 1.º ciclo pretende-se realizar sessões de dramatização e informação, tendo como suporte base o livro bilingue «O Pequeno Elefante Memo», propriedade da Associação.

Cada sessão será composta por um momento de dramatização com a participação dos alunos e professores, seguindo-se uma sessão informativa onde se pretende abordar as várias vertentes ligadas à área das demências, tais como o que são as demências e a importância do relacionamento intergeracional. Para o 2.º e 3.º ciclo será lido, ou apresentado, o livro e realizada sessão informativa.

O objetivo deste projeto é inovar através da promoção da literacia em saúde junto da população mais jovem, comunicando, com linguagem acessível, com imagens muito apelativas, e através de atividade lúdica, informação muito relevante sobre um dos problemas mais graves da sociedade atual – as demências. Algumas questões a debater são: Quais os primeiros sinais? O que são as demências? Como lidar com as suas características? Como combater o estigma, o isolamento e a solidão que lhe estão associados?