Este Encontro realizar-se-á na Fundação “O Século”, na Av. Marginal, 4350 em S. Pedro do Estoril. Se necessitar de alojamento, esta Fundação disponibiliza um serviço de turismo onde poderá ficar alojado. Pode consultar em https://oseculo.pt/empreendedorismo-social/turismo-do-seculo/

 

Após preencher a sua ficha de inscrição (https://docs.google.com/forms/d/19nUMJbXw3oBbiC0KudV96tzocT6VWmSZZNg47i7pNso/viewform), por favor efetue o pagamento e envie o comprovativo para o e-mail apmt.musicoterapia@gmail.com:
APMT – Montepio Geral – NIB: 0036 0168 9910 0002 7861 5
No descritivo da transferência coloque: IX ENCONTRO e o seu NOME

 

Para quaisquer esclarecimentos contacte a comissão organizadora através dos contactos:
apmt.musicoterapia@gmail.com
Tel.: 933 242 678

 

Programa
9.00. Abertura do Secretariado
9.15. Sessão de Abertura com atuação musical do grupo Bombrando.
Ana Esperança (Presidente da Direção APMT), Teresa Leite (Ex-presidente da Direção APMT), Representantes da Fundação «O Século» e da Câmara Municipal de Cascais.
10.00. Conferência
Ilse Wolfram: A relação terapeutica, palavra mágica: perspetiva de uma musicoterapeuta integrativa sobre a resiliência.
Moderadora: Teresa Leite.
10.45. Coffee Break
11.00. Do mundo interno ao encontro com o outro: Pontos de contacto entre a Musicoterapia e as Psicoterapias
– João Paulo Ribeiro: A música enquanto Objeto Intermediário.
– Margarida Rocha: Corpos relacionais – para um novo começo e desenvolvimento – O processo vinculativo em musicoterapia.
Moderador: João Laureano
11.45. Musicoterapia e Investigação
– Eduarda Carvalho: A voz materna na interação materno-fetal e na interação de díades pré-termo: contributos para a Musicoterapia e Relação.
– Maitê Del Moral Marcos: Profissionalização da Musicoterapia em Espanha: Estudo de investigação.
Moderador: Miguel Alvarez
12.30. Momento de Comemoração do XX Aniversário da APMT
13.00. Almoço (mediante inscrição prévia)
14.30. Da relação educativa à relação terapêutica: Aproximações entre a Musicoterapia e a Educação
– Luí­sa Pereira: A música na pedagogia segundo Rudolf Steiner. 
– Paulo Jacob: Processos de mudança na intervenção musical em Pessoas Com Deficiência: interseções entre Musicoterapia e Educação. 
Moderadora: Ana Esperança
15.15. Workshops Simultâneos
– Susana Gutiérrez Jiménez: Musicoterapia em Intervenção Precoce.
– Artur Correia: Movimentos sonoros do som sentido: as escutas, as relações e as expressões numa vivência experiencial em grupo.
– Kátia Leonardo: Mystic Vocal Lab.
– João Laureano: A Musicoterapia e a Clínica: – Do agora ao amanhã…
– António Gonzalez: Notas biográficas.
16.45. Coffee Break 
17.00. O corpo, a palavra e a expressão: Musicoterapia e Intervenção em Equipas Multidisciplinares
– Gabriela Nicolau: A musicoterapia numa unidade residencial de pessoas com demência – quando a palavra deixa de existir: os desafios do musicoterapeuta numa equipa pluridisciplinar.
– Cristina Castro Rodrigues: Grupo Terapêutico de Terapias Expressivas com Crianças e Jovens com Perturbações do Desenvolvimento: Uma perspetiva do trabalho realizado entre a Musicoterapia e a Arteterapia .
– Marisa Raposo: A Musicoterapia na estimulação neurológica de pessoas com doença de Alzheimer: da expressão verbal à não-verbal, das apraxias às agnosias, das memórias esquecidas ao desconhecimento do Eu.
Moderadora: Gelena Sousa.
18.00. A música como espaço de encontro pessoal 
Rita RedShoes
Moderadora: Paula Lucas
18.30. Sessão de Encerramento e atuação musical das «Finka Pé» – Grupo de batuqueiras da Cova da Moura

 

20.30. Jantar (mediante inscrição prévia)

 

Mais informações em