Após o programa ‘Estou Aqui Crianças’, a PSP inicia dia 1 de dezembro o programa «Estou Aqui Adultos».

O programa foi pensado para proteger e dar apoio a quaisquer adultos que possam vir a ser encontrados na via pública em estado de especial vulnerabilidade, permitindo a sua correta identificação e o contacto célere com um familiar. O primeiro contacto é muitas vezes crítico e a urgência com que a pessoa é identificada, pode fazer toda a diferença, sendo dever da Polícia procurar todas as alternativas para que esse processo seja rápido, simples e seguro.

Numa primeira fase, o programa abrangerá apenas os associados dos parceiros – Fundação Liga, Santa Casa da Misericórdia e a Alzheimer Portugal, sendo disponibilizadas 5000 pulseiras entre o dia 1 de dezembro de 2015 e 31 de maio de 2016.

Estas pulseiras funcionarão de forma idêntica à do Programa ‘Estou Aqui Crianças’, ao terem um código alfanumérico pessoal e intransmissível que permitirá à PSP identificar a pessoa e contactar o familiar cujo contacto foi dado no processo de inscrição.

Durante esta primeira fase do projeto, as inscrições serão feitas pelas associações parceiras, pelo que se pretender inscrever-se a si ou a uma terceira pessoa, poderá contactar a Alzheimer Portugal para que possamos iniciar o processo de inscrição.

Este processo de inscrição implicará, após a sua inscrição, o levantamento da pulseira Estou Aqui numa esquadra da PSP à sua escolha, na qual deverá também entregar uma cópia do Termo de Responsabilidade, que será enviado para o e-mail da pessoa que estiver responsável pelo processo de inscrição.

Site oficial do Programa

Explicação do Programa «Estou Aqui Adultos» pelo Subintendente da PSPS Paulo Flor:

Parceiros:
Alzheimer Portugal
Fundação Liga
Fundação PT
Significativo Azul
Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa