
Laura Brito é Doutorada em Psicologia Aplicada e Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho. Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista Avançada em Neuropsicologia (OPP), soma mais de 20 anos de experiência em intervenção clínica, comunitária e de investigação, com um percurso dedicado às áreas da neuropsicologia, demência, fragilidade, envelhecimento, luto e apoio a cuidadores.
Coordenou projetos de referência nacional, como o Plano IADem – Investigação-Ação nas Demências e Fragilidade (2017-2025) e o CRIADem – Centro de Referência em Demência e Fragilidade, iniciativas multiparceiras focadas na prevenção, diagnóstico precoce e intervenção integrada centrada na díade pessoa-cuidador.
O Plano IADem, em articulação com o Serviço de Neurologia da ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, recebeu o Prémio Mais Valor em Saúde, foi selecionado pelo programa INTEGRAR+ e apresentado à OMS e à ACSS como exemplo de boas práticas em cuidados humanizados e integrados.
Ao longo da sua trajetória profissional, integrou a Consulta de Demência da ULSAM e contribuiu para o projeto Alto Minho + Inclusivo, dedicado à promoção do envelhecimento ativo e saudável através de intervenções comunitárias e intergeracionais.
Docente no curso de Formação Especializada em Abordagem Integrada nos Cuidados de Saúde para Profissionais de Saúde (Aliança de Pós-Graduação da Universidade do Minho – Competências para o Futuro) e membro colaborador do Grupo de Investigação em Saúde & Família do Laboratório Saúde, Bem-Estar e Rendimento do CIPsi, Universidade do Minho.
Autora de várias publicações nacionais e internacionais, distingue-se pela capacidade de aliar ciência e prática na criação de soluções humanizadas que promovem o bem-estar de pessoas com demência, famílias e cuidadores.