Com provas dadas no combate à doença de Alzheimer e no seu reconhecimento como prioridade europeia e nacional – Marisa Matias foi a responsável pelo Relatório que deu origem à Resolução do Parlamento Europeu, sobre a iniciativa europeia em matéria de doença de Alzheimer e outras formas de demência (2010/2084(INI)). – apesar da sua agenda muito sobrecarregada aceitou o convite, o que muito nos orgulha!

Este Relatório promove, em especial, uma melhor coordenação entre os Estados membro, a criação de respostas mais efetivas e baseadas na solidariedade, para a prevenção e tratamento, bem como o diagnóstico precoce e a recolha de dados epidemiológicos. Referindo ainda as questões da dignidade das pessoas ao longo de todo o processo da doença e da redução das desigualdades.

Na campanha às eleições europeias de Maio de 2014, Marisa Matias assinou a Petição Europeia para as demências, reafirmando o seu apoio para uma maior colaboração na área das demências e a sua vontade em continuar na Aliança.

Marisa Matias, no Parlamento Europeu, integra a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários e é suplente na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia.

De entre os seus contributos para a campanha da Alzheimer Europe para transformar a demência numa prioridade europeia, é de destacar o Almoço Debate no Parlamento Europeu em Junho de 2013, em que foram apresentados os resultados do projecto ALCOVE (European Joint Action on Alzheimer’s disease).

A Aliança Alzheimer foi criada no Parlamento Europeu em 2007. É um grupo não exclusivo, multinational e transpartidário que reúne Deputados do Parlamento Europeu comprometidos a apoiar a Alzheimer Europe e as suas associações nacionais a transformar a demência numa prioridade de saúde pública na Europa.

A missão da Aliança é desenvolver uma ação concertada, a nível europeu e nacional, nas áreas da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença de Alzheimer, da investigação e das políticas sociais, assim como influenciar a agenda política.

Conquistas: Ao longo dos anos, graças ao trabalho colaborativo da Alzheimer Europe, das associações nacionais de Alzheimer e dos membros da Aliança, foram desenvolvidas diversas iniciativas sobre demência: a ALCOVE (European Joint Action on Dementia) e os projectos europeus de investigação ao abrigo do FP7 e do Programa Horizon 2020. Com a «Innovative Medicines Initiatives» (IMI and IMI 2) e o «Joint Programming of Neurodegenerative Research» (JPND) surgiram vários exemplos, europeus e internacionais, de cooperação na investigação. A nível nacional, 18 Estados Membro têm em curso uma estratégia para a demência e outros estão a caminho de a desenvolver.