O novo Gabinete Cuidar Melhor em Cascais abriu portas no 22 de Abril de 2013. Funcionará todas as segundas-feiras, entre as 09h00 e as 12h30.

Este projeto resulta de uma parceria entre a Alzheimer Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Montepio, e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, aos quais se associaram a Sonae Sierra e os Municípios de Cascais, Oeiras e Sintra.

Projeto «Cuidar Melhor»

O Projeto «Cuidar Melhor» visa contribuir para a inclusão e promoção dos direitos das pessoas com Demência, bem como para o apoio e valorização dos familiares e profissionais que lhes prestam cuidados, através de uma intervenção pluridisciplinar, assente nos valores da parceria, do respeito pela dignidade humana e da personalização da intervenção.

Os 5 grandes objetivos são:
  • Elaborar um diagnóstico atualizado do número de pessoas com Demência em cada um dos concelhos;
  • Sensibilizar a população dos concelhos abrangidos para as questões relacionadas com a Demência;
  • Criar gabinetes técnicos pluridisciplinares e de âmbito concelhio, de apoio a cuidadores e familiares de pessoas com demência;
  • Formar novos quadros na área específica da demência;
  • Adaptar e desenvolver o conceito Memory Café em Portugal e criar Cafés Memória

 

Gabinete de Cascais

O primeiro gabinete abre portas já na 2ª-feira, dia 22 de Abril, no Centro de Convívio do Poço Novo da Junta de Freguesia de Cascais. Funcionará todas as segundas-feiras, entre as 9h00 e as 12h30.

O Gabinete Cuidar Melhor de Cascais pretende contribuir para a inclusão e promoção dos direitos das pessoas com Demência, bem como para o apoio e valorização dos familiares e profissionais que lhes prestam cuidados. Consiste numa resposta pluridisciplinar, personalizada e de proximidade vocacionada para prestar informações e apoio técnico, de modo a melhorar, desdramatizar e valorizar o ato de cuidar.

A quem se destina?

O Gabinete Cuidar Melhor de Cascais destina-se às pessoas com Demência e a todos aqueles que direta ou indiretamente convivem com elas, isto é, aos seus cuidadores, familiares e amigos e ainda aos profissionais que lhes prestam cuidados. Encontra-se igualmente ao dispor das instituições sediadas no município e da população em geral.

Serviços Prestados
  • Informação sobre as diversas questões relacionadas com a demência, tais como, causas, sinais de alerta, diagnóstico e intervenção
  • Encaminhamento para as respostas sociais e de ocupação de tempos livres existentes na comunidade
  • Formação para cuidadores e familiares sobre um conjunto alargado de temas, assegurada por técnicos com diferentes valências, garantindo um leque de conhecimentos abrangente no que respeita à prestação de cuidados

 

Para mais informações contacte:

geral@cuidarmelhor.org
Linha telefónica Cuidar Melhor: 963 519 966 (Dias úteis – 10h-13h / 14h-16h)
https://www.cuidarmelhor.org/