
Esta declaração foi subscrita, entre outros deputados, por Marisa Matias, deputada do Parlamento Europeu que integra a Aliança Alzheimer e que se tem destacado pelo seu trabalho na área das demências.
O conteúdo do Relatório que precedeu esta Declaração Escrita foi objecto de discussão em evento da iniciativa da Deputada Europeia, Angelika Werthmann e co-organizado pela Alzheimer Europe, pela Plataforma Europeia da Esclerose Múltipla e pela Associação Europeia da Doença de Parkinson.
A Alzheimer Europe esteve representada por Annette Dumas, que apresentou as seguintes recomendações:
1. Promoção do diagnóstico precoce;
2. Sensibilização para a doença;
3. Respeito pelos direitos das pessoas com demência no local de trabalho;
4. Reconhecimento das capacidades de trabalho, que ainda persistam, nas pessoas com demência;
5. Importância de envolver as pessoas com demência em organizações e actividades, tal como acontece com o Grupo de Trabalho de Pessoas com Demência que existe desde 2012 sob a égide da Alzheimer Europe.
A Alzheimer Portugal congratula-se com esta iniciativa que, não sendo vinculativa, pode desencadear decisão sobre esta matéria por parte da Comissão e significa interesse do Parlamento Europeu quanto às implicações das doenças neurodegenerativas no mundo do trabalho. De louvar ainda o envolvimento de três organizações unidas num objectivo comum.