A Delegação Norte da Alzheimer Portugal está atualmente envolvida num projeto INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tendo como principal objectivo o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico da doença de Alzheimer de forma mais precoce e menos invasiva.
Neste projeto estão envolvidas quatro instituições: 

1. Associação Portuguesa da Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, Delegação Norte, Portugal (Pessoa de contacto: Ana Taborda, geral.norte@alzheimerportugal.org)
2. Associação de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer e Outras Demências de Zamora, Espanha (Pessoa de contacto: Manuel Martinez, direccion@alzheimerzamora.com 
3. Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), Portugal (Pessoa de contacto: Nádia Pinto, npinto@ipatimup.pt)
4. Universidade de Valladolid, Espanha (Pessoa de contacto: Roberto Sanchéz, robhor@tel.uva.es)
Objetivo geral do projeto 
O objetivo geral do projeto consiste no desenvolvimento de uma ferramenta bioinformática para ajuda no diagnóstico da doença de Alzheimer, permitindo uma deteção precoce e uma caracterização mais objectiva dos seus diferentes estádios de desenvolvimento. Tal ferramenta terá por base a análise do genoma (a partir de amostras de saliva, sob responsabilidade do IPATIMUP), e posteriormente análise da atividade cerebral (a partir de eletroencefalogramas, sob responsabilidade da Universidade de Valladolid) a 250 doentes do Norte de Portugal e da província espanhola de Castela e Leão.
Objetivos específicos deste projeto
Os objetivos específicos deste projeto são: 
(i) a identificação de genes potencialmente associados à doença de Alzheimer de início tardio em populações da Península Ibérica e a caracterização dos variantes codificantes e regulatórios dos genes candidatos, observados nos doentes; 
(ii) a associação entre os diferentes padrões de atividade neuronal e cada um dos diferentes estádios da doença; e 
(iii) a deteção da eventual correlação entre a dinâmica neuronal e o perfil genético dos doentes.