
O Museu Nacional Machado de Castro foi distinguido com uma Menção Honrosa do Prémio AC Acesso Cultura 2015, pelo projeto «EU no musEU», desenvolvido em parceria com a Delegação Centro da Alzheimer Portugal.
Consubstanciado na promoção da qualidade de vida e da cidadania activa para todos, independentemente das suas necessidades e perfis, numa matriz de respeito pelos direitos e liberdades fundamentais, sustentado em estudos que atestam as mais-valias da intervenção não-farmacológica nas demências, o projeto «EU no musEU» visou promover a qualidade de vida e o bem-estar de Doentes de Alzheimer e seus cuidadores, através da fruição e (re)interpretação de obras de arte da colecção do Museu.
Inspirado no «Meet Me at MoMA», modelo de estimulação cognitiva aplicado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), o projeto resulta de um protocolo de colaboração entre o Museu Nacional Machado de Castro e a Delegação Centro da Alzheimer Portugal.
Por considerar uma abordagem inovadora no nosso país, o júri decidiu distinguir este projeto com uma Menção Honrosa, esperando que o mesmo venha a ser conhecido e adotado por outras instituições culturais.