
Realizou-se no dia 11 de Março no Centro de Dia Memória de Mim, Lavra, Matosinhos, mais um workshop dedicado às questões jurídicas que se colocam a quem cuida de pessoas com demência, quer na qualidade de familiar quer na qualidade de cuidador profissional ou responsável de instituições e serviços.
Participaram 14 formandos ávidos de informação sobre como respeitar os direitos das pessoas em situação de incapacidade e quais os limites da sua actuação como cuidadores.
Falou-se de processos de interdição e de inabilitação, de gestão de negócios, de procurações e, por fim, do testamento vital e da procuração para cuidados de saúde.
Foram colocadas muitas questões, partilhadas diversas situações práticas e discutiram-se dois estudos de caso que suscitaram muitos comentários interessantes, bem demonstrativos do interesse que os temas abordados merecem por parte de um número crescente de pessoas.
Na discussão das situações práticas foi muito enriquecedor verificar a importância de se encontrarem soluções multidisciplinares, combinando a resposta jurídica com a resposta social e com o apoio psicológico. Só assim se vai conseguindo ir ao encontro daquilo que as pessoas efectivamente precisam.
Ficou bem patente a importância do apoio efectivo que a equipa técnica da Delegação Norte presta aos familiares que a procuram, alguns dos quais estiveram presentes nesta formação.