De entre vários temas desenvolvidos são de destacar os esclarecimentos prestados pela Presidente da Direcção, Heike von Lutzau- Holhbein, sobre a cimeira dos G8 sob o tema «Global Action Against Dementia», que teve lugar em Londres no passado dia 11 de Dezembro, bem como a reunião de especialistas de vários governos nacionais destinada a avaliar os progressos dos governos nacionais na criação e implementação de planos nacionais para as demências. Esta última teve lugar a 4 e 5 de Fevereiro no Luxemburgo, tendo estando presente, por Portugal, o Dr. António Leuschner.

Estas reuniões são bem demonstrativas de que, quer a nível mundial quer a nível europeu, as demências constituem uma preocupação séria e que urge reconhecê-las como prioridade mundial de saúde pública.

Contudo, a Direcção da Alzheimer Europe, não deixando de reconhecer a importância de tais encontros, não se considera satisfeita e vai reforçar o seu trabalho no sentido de provocar a criação de políticas efetivas que vão ao encontro das necessidades das pessoas com demência e que se traduzam em tratamento igualitário para todos os cidadãos europeus.
Neste sentido, aproveitando as próximas eleições europeias de Maio, redigiu uma petição dirigida aos deputados europeus para que se juntem à Alzheimer Europe e às associações nacionais para continuar a luta contra esta patologia e para a transformar numa prioridade, europeia e nacional, de saúde pública.

Esta ação implica um envolvimento efetivo das associações de cada país que devem convidar os candidatos nacionais a assinarem a petição. Esta iniciativa deverá ser acompanhada de campanha nos meios de comunicação como o facebook, o twitter, a newsletter.