Viver sozinho

Se vive sozinho e foi diagnosticado com Demência, aqui pode encontrar sugestões para ajudar-se a si próprio e informações sobre quem pode auxiliá-lo a continuar a viver sozinho e em segurança.

Cada vez mais na nossa sociedade as pessoas vivem sozinhas, quer seja por opção ou circunstância. Muitas pessoas vivem sozinhas na altura em que são diagnosticadas com demência e poderão continuar a fazê-lo com sucesso, durante algum tempo.

Seguem-se algumas sugestões que podem ajudá-lo, caso viva sozinho.

Peça ajuda

A maioria das pessoas valoriza a sua independência. Por isso, pedir e aceitar ajuda pode, às vezes, ser muito difícil. A família e os amigos ficam, geralmente, muito satisfeitos em ajudar, caso lhes dê conhecimento daquilo que necessita. Esta ajuda pode auxiliá-lo a manter a sua independência.

Os serviços de apoio domiciliário, à semelhança dos seus amigos e familiares, podem ajudá-lo a permanecer na sua casa, enquanto assim o desejar. Estes serviços podem incluir a preparação e entrega de refeições, a limpeza e manutenção de casa, o transporte e visitas sociais.

A Alzheimer Portugal tem informações detalhadas sobre os serviços disponíveis na sua área de residência.

Garanta a sua segurança
  • Gás e eletricidade

Pode introduzir dispositivos que desliguem automaticamente os aparelhos elétricos e a gás. Estes desligar-se-ão automaticamente, após um determinado período de tempo, caso tenham sido acidentalmente deixados ligados.

Procure equipamentos novos que se desliguem automaticamente.

  • Detetores de fumo

Todas as pessoas devem ter detetores de fumo instalados. Providencie alguém para verificá-los regularmente e instalar pilhas ou baterias novas, caso seja necessário. Pode considerar ter o detetor de fumo ligado à rede elétrica.

  • Emergências

Mantenha uma lista de números de emergência escritos em letra grande junto ao telefone, incluindo o seu endereço e uma descrição de onde vive. Considere a possibilidade de comprar uma pulseira ou colar que esteja ligado a um serviço de assistência 24 horas por dia que tenha os seus dados registados.

  • Mobiliário

Utilizar móveis simples e deixá-los no mesmo lugar pode ajudar a manter a casa organizada. Retire os tapetes soltos e verifique se as alcatifas não estão levantadas, de forma a evitar quedas.

  • Lembretes

Deixe lembretes escritos como por exemplo: “desligar o fogão” ou “desligar o ferro”. Certifique-se que os coloca num sítio em que os veja com facilidade. Utilizar post-its é uma boa maneira de deixar lembretes a si próprio. Peça a um amigo ou parente para lembrá-lo das horas da refeição, compromissos e de tomar os seus medicamentos.

  • Chaves

Deixe duas ou três chaves sobresselentes ao cuidado de familiares, amigos ou vizinho de confiança.

  • À noite

Caso sinta que o seu sono fica perturbado pelo facto de deixar uma luz ligada durante a noite, poderá utilizar, como alternativa, uma luz com sensor de movimento.

  • Mantenha-se em contacto

É importante que mantenha os seus contactos sociais. Conversar com outras pessoas que foram diagnosticadas com demência pode ser uma ajuda.

O futuro

Se estiver preocupado em saber como gerir a sua vida à medida que a doença vai progredindo, contacte a Alzheimer Portugal para obter informação sobre opções de cuidados ou alternativas de residência para o futuro.

Adaptado de Alzheimer Australia