
“O Walter-Ego apareceu a primeira vez em Maio de 2009 em resposta a um comentário dum post na blogoesfera. Em vez de responder com palavras achei, na altura, que uma imagem poderia dizer muito mais. Walter-Ego é uma personagem que verbaliza, através do desenho, o meu modo de pensar e ver o mundo. Dois anos mais tarde por causa do blog, a Leya, através da Estrela Polar, que era na altura dirigida pela Maria Antónia Pestana de Vasconcelos, convidou-me para publicar o Walter e ele passou ao papel para minha grande alegria.”, conta Rita Vasconcellos.
A totalidade da receita dos Direitos de Autor da 1ª edição do livro foram oferecidos pela autora à Alzheimer Portugal, sendo que o valor total angariado de 371,58 euros, acaba de ser entregue à Associação. Quando questionamos Rita Vasconcellos sobre as suas motivações para apoiar a Alzheimer Portugal, a resposta está na sua ligação familiar e emocional à causa.
“A minha avó materna e a minha mãe atravessaram o bosque cinzento desta doença. Assisti às dificuldades que a Casa do Alecrim teve para conseguir a construção e o licenciamento do edifício que no Concelho de Cascais é um objecto de referência no modo como presta apoio aos familiares e cuidadores. Reverter os direitos de autor da 1º edição do livro ‘Walter-Ego’ Conversas com Ele, foi a forma que encontrei de homenagear todas as pessoas visíveis e invisíveis que dão apoio, participam e são responsáveis pela associação.A Alzheimer Portugal dá-me a oportunidade de ser útil e de prestar um pequeno serviço à comunidade. A Alzheimer Portugal para mim tem sido um referente da grandeza do ser humano porque oferece apoio sem esperar nada em troca.”, Rita Vasconcellos.
«Walter Ego» foi, de facto, o primeiro projeto de Rita Vasconcellos para apoiar a Alzheimer Portugal, estando já prestes a ser lançado um novo livro com a participação de 12 autoras de renome nacional reunidas num volume de 12 contos com ilustrações de Rita Vasconcellos.
“Trata-se de um trabalho conjunto de 12 autoras, às quais foi atribuída uma cor e pedido que escrevessem um conto onde se fizesse presente o significado dessa cor. No fundo a cor é o pretexto que une e justifica este ‘Do Branco ao Negro’. Um livro a ser publicado pela Editora Sextante do Grupo Porto Editora com lançamento previsto na segunda quinzena de Fevereiro, este ano. As autoras Ana Luísa Amaral, Ana Zanatti, Clara Ferreira Alves, Eugénia de Vasconcellos, Helga Moreira, Lídia Jorge, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Raquel Freira, São José Almeida e Yvette Centeno, cederam a totalidade dos direitos à Alzheimer Portugal. As ilustrações e um conto ficaram à minha responsabilidade.”, refere Rita Vasconcellos.
A Alzheimer Portugal deixa um profundo agradecimento a Rita Vasconcellos, por toda a sua dedicação e apoio à causa.