“O Walter-Ego apareceu a primeira vez em Maio de 2009 em resposta a um comentário dum post na blogoesfera. Em vez de responder com palavras achei, na altura, que uma imagem poderia dizer muito mais. Walter-Ego é uma personagem que verbaliza, através do desenho, o meu modo de pensar e ver o mundo. Dois anos mais tarde por causa do blog, a Leya, através da Estrela Polar, que era na altura dirigida pela Maria Antónia Pestana de Vasconcelos, convidou-me para publicar o Walter e ele passou ao papel para minha grande alegria.”, conta Rita Vasconcellos.

A totalidade da receita dos Direitos de Autor da 1ª edição do livro foram oferecidos pela autora à Alzheimer Portugal, sendo que o valor total angariado de 371,58 euros, acaba de ser entregue à Associação. Quando questionamos Rita Vasconcellos sobre as suas motivações para apoiar a Alzheimer Portugal, a resposta está na sua ligação familiar e emocional à causa.

“A minha avó materna e a minha mãe atravessaram o bosque cinzento desta doença. Assisti às dificuldades que a Casa do Alecrim teve para conseguir a construção e o licenciamento do edifício que no Concelho de Cascais é um objecto de referência no modo como presta apoio aos familiares e cuidadores. Reverter os direitos de autor da 1º edição do livro ‘Walter-Ego’ Conversas com Ele, foi a forma que encontrei de homenagear todas as pessoas visíveis e invisíveis que dão apoio, participam e são responsáveis pela associação.A Alzheimer Portugal dá-me a oportunidade de ser útil e de prestar um pequeno serviço à comunidade. A Alzheimer Portugal para mim tem sido um referente da grandeza do ser humano porque oferece apoio sem esperar nada em troca.”, Rita Vasconcellos.

«Walter Ego» foi, de facto, o primeiro projeto de Rita Vasconcellos para apoiar a Alzheimer Portugal, estando já prestes a ser lançado um novo livro com a participação de 12 autoras de renome nacional reunidas num volume de 12 contos com ilustrações de Rita Vasconcellos.

“Trata-se de um trabalho conjunto de 12 autoras, às quais foi atribuída uma cor e pedido que escrevessem um conto onde se fizesse presente o significado dessa cor. No fundo a cor é o pretexto que une e justifica este ‘Do Branco ao Negro’. Um livro a ser publicado pela Editora Sextante do Grupo Porto Editora com lançamento previsto na segunda quinzena de Fevereiro, este ano. As autoras Ana Luí­sa Amaral, Ana Zanatti, Clara Ferreira Alves, Eugénia de Vasconcellos, Helga Moreira, Lídia Jorge, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Raquel Freira, São José Almeida e Yvette Centeno, cederam a totalidade dos direitos à Alzheimer Portugal. As ilustrações e um conto ficaram à minha responsabilidade.”, refere Rita Vasconcellos.

A Alzheimer Portugal deixa um profundo agradecimento a Rita Vasconcellos, por toda a sua dedicação e apoio à causa.